IMPERMEABILIZAÇÃO X PINTURA DA LAJE SUPERIOR DO TETO DO EDIFÍCIO

Entre a manta asfáltica no topo do edifício e o teto do apartamento 123, ou existe alguma ruptura de via conduite de água que transborda nas chuvas fortes, ou alguma infiltração grande na superfície, além das fissuras nas faces das paredes.

Tais problemas são agravados pela falta de manutenção da superfície externa do edifício que deveria ser protegida pela manta asfáltica mencionada e que tem que ter uma renovação periódica.

Conforme a norma ABNT_NBR_9575 e muito bem explicado no link Fibersals – Aplicação de Manta Asfáltica , temos os seguintes fatos:

  1. A manta asfáltica não dura para sempre
  2. A manta asfáltica não pode ficar exposta
  3. Não é possível aplicar manta asfáltica em cima da outra. Para reforma é preciso quebrar tudo
  4. Existem tipos diferentes de manta asfáltica
  5. A manta asfáltica precisa ser descartada em local apropriado

No caso do serviço contratado pelo Sr. Sindico e realizado em Agosto de 2017, conforme comprovam as Notas Fiscais e as fotos ao lado, houve apenas uma pintura com tinta asfáltica sobre a manta já desgastada, gerando uma impressão de renovação da manta por curto prazo.

IMPORTANTE : Dado o fim do ciclo de vida de manta asfáltica atual, é necessário substituí-la por uma nova, além de selar periodicamente as fissuras nas pinturas e procurar por eventuais rupturas nos conduites de água que levam o excesso de água do topo do prédio para a sua base.  As infiltrações permanentes da água de chuva nas estruturas de ferro e cimento do edifício podem em breve comprometer a segurança de seus moradores.