1.INÍCIO – SURGIMENTO DE BOLHAS NO TETO DO PISO SUPERIOR DA COBERTURA APTO123, COINCIDENTEMENTE COM AS FORTES CHUVAS DE VERÃO

Entramos em contato com o zelador, o Sr. Marcelo, e mostramos o problema, solicitando que fosse levado ao Sr. Sindico. Com o passar do tempo o Sr. Marcelo nos afirmou ter avisado ao Síndico que mostrou total desinteresse pelo problema.

2.INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO PROBLEMA

Conforme a última foto desta galeria de imagens, a construção em formato de L fica bem acima das bolhas.  Na parte mais alta, no seu interior, existe um compartimento denominado BARRILETE,  Verificamos que durante as chuvas a água entrava lateralmente pela parte mais baixa do L, ficando totalmente alagado.  

3. FALTA DE MANUTENÇÃO DA MANTA DE IMPERMEABILIZAÇÃO DA LAJE SUPERIOR DO PRÉDIO POR MAIS DE 20 ANOS

Sabendo que:

“os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta.

Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos. ” (fonte: https://fibersals.com.br/blog/quanto-tempo-dura-uma-impermeabilizacao-na-laje/ )

Obras deste tipo são regidas pela norma ABNT 9575:2010, e como lá consta, devem ser feitas por equipes/empresas qualificadas seguindo

sugerimos ao síndico que refizesse a mesma, reparando de uma vez todos os problemas existentes, em função da última manutenção na mesma ter ocorrido no meado dos anos 90.

A nossa conclusão na época é que a infiltração no BARRILETE era a causa do problema.

FOTOS

As fotos registram o topo do prédio externamente (formato em L) e internamente no apartamento (bolhas no teto) e no BARRILETE (infiltrações na parede lateral interna ao BARRILETE)